Licença ambiental garante prêmio para Porto de Santos

November 14, 2017

Sistema utilizado pela Praticagem foi destaque na categoria Iniciativas Inovadoras

 

Docas obteve licença ambiental operacional do Porto em abril (Foto: Carlos Nogueira/AT)

 

 

A obtenção da Licença Ambiental de Operação do Porto de Santos, neste ano, rendeu à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) o primeiro lugar do Prêmio Antaq 2017 na categoria Desempenho Ambiental, na modalidade Maior Evolução Anual. A premiação, ocorrida na noite da última quinta-feira (09) , em Brasília, é resultado de um levantamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) envolvendo todos os portos brasileiros e entidades ligadas ao setor.

 

Após 13 anos de negociações e análises, em abril, o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) expediu a Licença de Operação ao Porto de Santos. Com o aval, a Autoridade Portuária se comprometeu a manter 25 programas especiais de acompanhamento ambiental, com adoção de medidas de precaução e ações mitigadoras.

 

Com isso, a Docas garantiu a maior evolução no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) no ano. Em segundo lugar, foi premiado o Porto de Santarém (PA) e a terceira posição ficou com o Porto de Maceió (AL).

 

O IDA forma o ranking da gestão ambiental em portos organizados. Por meio dele, a Antaq avalia as ações das autoridades portuárias no cumprimento da legislação ambiental e na redução dos impactos das operações. 

 

O indicador, elaborado pela agência, também leva em conta a existência da licença ambiental, planos de emergência, destinação adequada de resíduos, educação ambiental, segurança do trabalho e monitoramento da qualidade da água.

 

São 39 os itens avaliados. Os quesitos são divididos em quatro áreas: econômico-ambiental (incluindo ítens como licenciamento ambiental e capacitação dos profissionais), sócio-cultural (ações de saúde e educação), físico-química (análises do solo e da água, dentre outros) e biológico-ecológica (monitoramento da fauna, como exemplo).

 

O diretor-presidente da Codesp, José Alex Oliva, participou da premiação na capital federal. “A Antaq mostra que o importante não é só multar, mas também premiar”. 

 

“O prêmio é fundamental como reconhecimento de trabalhos de excelência realizados nos setores portuário e de navegação. A questão da sustentabilidade é primordial para a Agência. Esse prêmio valoriza aqueles e aquelas que contribuem para uma logística eficiente e, acima de tudo, que vai ao encontro do meio ambiente”, destacou o diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarski. 

 

 

 

Redraft usa dados captados por sensores do C3OT 
da Praticagem de SP (Foto: Carlos Nogueira/AT)

 

Iniciativas Inovadoras

 

O sistema Redraft (calado em tempo real, na tradução do inglês) da Praticagem de São Paulo, que conta com um banco de dados com mais de 10 mil embarcações catalogadas, garantiu o primeiro lugar do Prêmio Antaq 2017 na categoria Iniciativas Inovadoras.

 

O sistema foi desenvolvido pela empresa Argonáutica, em parceria com o laboratório Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN –USP), a pedido da Praticagem. E utiliza informações captadas pelo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) da entidade profissional. 

 

O Redraft cruza as informações captadas pelo C3OT com as caraterísticas dos navios que operam no cais santista. As embarcações foram catalogadas de acordo com o tipo de carga transportada. Além disso, as características das mercadorias – principalmente a tonelagem – são levadas em conta na hora de identificar o melhor momento para a atracação. 

 

Para o presidente da Praticagem de São Paulo, Nilson Ferreira, o projeto, que é inédito no País, traz benefícios para a navegação porque otimiza o tráfego em momentos em que as condições do mar não estão favoráveis. Segundo ele, em pouco mais de um ano, o tempo de ociosidade do canal foi reduzido em 50% e os ganhos ainda podem ser ampliados.

 

“Esse reconhecimento federal é de um trabalho desenvolvido só no Porto de Santos. Talvez os Estados Unidos tenham um programa semelhante, em Nova Iorque. O benefício é da sociedade, do Porto e de toda a cadeia logística da região”, destacou o presidente da Praticagem. 

 

Para o diretor da Antaq, Francisval Mendes, o prêmio “está vocacionado a encorajar a reflexão da sociedade em torno da importância do modal aquaviário para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.

 

A Tribuna

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Phone:          (19) 3054 5445

 

Mobible :      (13) 99737 6823

Thanks for your visite !
Apresentação Brasfreight PT/BR

Brasfreight Presentation Download

Organization Chart
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube ícone social
  • Blogger Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now